Search
Close this search box.

CCZ realiza blitz para conscientizar motoristas sobre abandono de animais

publicidade

Em alusão a campanha Dezembro Verde, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal) de Campo Grande, realiza nesta quinta-feira (5) uma blitz educativa para chamar a atenção da comunidade sobre o aumento dos casos de abandono de animais. A ação será a partir das 8h30 no cruzamento da avenida Afonso Pena com as ruas 14 de Julho e 13 de Maio.

Problema recorrente, o abandono de animais é crime e está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. A pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Se houver morte do animal a pena é aumentada em um sexto a um terço.

Em Campo Grande, não há números oficiais, segundo o CCZ, sobre animais vivendo em situação de rua, no entanto o centro recebe uma média de 200 a 250 animais por mês, mas nem todos são vítimas de abandono, considerando que animais perdidos também são encaminhados ao órgão.

Estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, no Brasil são 55,2 milhões de cães e 22 milhões gatos. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas no Brasil, destes 20 milhões são cachorros e 10 milhões são gatos.

Leia Também:  Audiência pública debate o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Alguns desses animais já nascem sem donos, filhotes de animais que já estavam nas ruas. Entretanto, alguns são abandonados por pessoas que adotaram ou compraram e alguns desses animais não possuem um lar definitivo, por isso são chamados de animais em situação de rua.

Ainda visando conscientizar a população sobre a prática de abandono animal, o CCZ realizará durante todo o mês de dezembro palestras em escolas públicas, blitz e ações de conscientização, com uso de material informativo, como cartazes e panfletos, além de atividades lúdicas relacionadas ao tema. 

 

Além disso, no sábado (7), das 09h às 16h, será promovida uma ação na sede do CCZ, localizada na avenida Filinto Muller, 1601, Vila Ipiranga, com adoção de cães e gatos, distribuição de brindes e atividades infantis.

Dezembro verde  

Em Mato Grosso do Sul, a campanha Dezembro Verde foi instituída através de Lei de autoria do deputado Lucas de Lima e sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população de que o abandono é crime, além de ser um ato cruel que pode condenar o animal à morte

Leia Também:  MS poderá ter dia de conscientização sobre prescrições médicas legíveis

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade