Terça-feira, 24 de Novembro de 2020

BRASIL
Sábado, 24 de Outubro de 2020, 09h:33

Evo Morales

Evo Morales deixa Argentina após vitória de aliado e embarca para Venezuela

Poder360

© Sérgio Lima/Poder360 Evo Morales renunciou ao cargo de presidente da Bolívia em novembro de 2019, por pressão das Forças Armadas

O ex-presidente boliviano Evo Morales deixou Buenos Aires nessa 6ª feira (23.out.2020) com destino a Caracas, na Venezuela. O líder do MAS (Movimento ao Socialismo) embarcou em 1 avião oficial do governo de Nicolás Maduro.

A informação foi dada pela Télam, agência de notícias estatal da Argentina. O ex-presidente viajou horas depois que Luis Arce, membro do MAS e aliado de Evo, foi confirmado oficialmente como vencedor da eleição presidencial na Bolívia. A agência de notícias não informou até quando o ex-presidente ficará na Venezuela.

Evo Morales está refugiado na Argentina desde dezembro de 2019. Antes, esteve no México. O líder do MAS renunciou em novembro de 2019 ao cargo de presidente, por pressão das Forças Armadas. A Bolívia enfrentou semanas de tensão e violência quando vieram à tona denúncias de irregularidades na eleição de outubro de 2019, que havia dado mais um mandato a Evo.

Com a vitória de Arce, Evo disse que retornar à Bolívia “é questão de tempo“. “Meu grande desejo é voltar para a Bolívia e entrar na minha região onde nasci como dirigente sindical e me tornei presidente do Estado Plurinacional“, afirmou em coletiva de imprensa na 2ª feira (19.out).

O presidente eleito falou que não rejeita Evo Morales como “mentor” e “líder histórico” do MAS, mas garante que o ex-presidente não mandará no governo.

“Isso é o que os partidos de direita inventaram para tirar nossos votos, para tentar capitalizar em cima de algumas pessoas que não gostam do Evo, seja por ódio, racismo ou o que for. Nós vamos governar. Este não será o governo de Evo. Será o meu governo. E no meu governo faremos a Bolívia avançar”, falou Arce.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370