Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

BRASIL
Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019, 16h:58

Qualidade de vida

Medidas que podem melhorar a qualidade de vida e ter um envelhecimento saudável

Douradosnews

Envelhecer não deve ser nem de longe um sinônimo de problemas de saúde ou algum tipo de incômodo. É completamente possível chegar aos 60+ com qualidade de vida e ter um envelhecimento ativo e saudável.

Para isso, é preciso se cuidar e seguir algumas dicas essenciais, que vão ajudar a manter a saúde, a autoestima, o ânimo e aumentar os sorrisos, que são essenciais na vida de qualquer pessoa!

A importância dos cuidados aos 60+

Muitos especialistas alertam que a zona de conforto é perigosa durante o envelhecimento. Para que a população 60+ tenha qualidade de vida, é preciso se mexer, em todos os sentidos.

Da mesma forma que para jovens e adultos não é saudável ficar sem fazer exercícios e cuidar da alimentação, para quem chegou aos 60+ também não é recomendado ficar parado e descuidar da saúde.

A zona de conforto traz riscos para o cérebro, pois quando não há nenhum desafio para a mente, a memória e o raciocínio não são estimulados, o que pode causar doenças, como o Alzheimer, por exemplo.

Para um envelhecimento ativo, é extremamente recomendado realizar ginástica cerebral e ter uma alimentação saudável. Especialistas recomendam, inclusive, alimentos para a memória, para auxiliar neste processo de “treinamento” da mente.

Ginástica Cerebral

A ginástica cerebral é utilizada para aumentar consideravelmente a qualidade de vida dos idosos. O exercício pode ser feito de diversas maneiras, que contribuem para um envelhecimento ativo.

Entre os métodos, estão jogos de estratégia e até mesmo de cartas, desafios de lógica, atividades que podem ser feitas em grupo ou de forma individual, no computador ou com objetos, caneta e papel.

É extremamente importante que a ginástica cerebral seja feita de uma forma que agrade quem está realizando o exercício. Deve ser um momento prazeroso, que traga diversão e aprendizado ao mesmo tempo.

Com o passar dos anos, os exercícios devem ser intensificados e serem cada vez mais difíceis, para deixar o cérebro sempre pronto para os desafios do dia a dia, rompendo qualquer barreira trazida pelo envelhecimento.

Perda do Paladar

A saúde do cérebro também está diretamente ligada à capacidade de distinguir os gostos dos alimentos. Portanto, a perda do paladar pode ser um dos problemas que aparece durante o envelhecimento.

Entretanto, é completamente possível prevenir que isso ocorra e, até mesmo, recuperar o paladar ao longo da melhor idade. A ginástica cerebral é um mecanismo essencial para preservar e retomar as funções do cérebro que são comprometidas durante o processo de envelhecimento.

O tipo de comida também é essencial neste processo. Comer alimentos para a memória, indicados por especialistas, pode estimular as mais diversas partes do cérebro, evitando esquecimento e a perda do paladar.

Pele Seca

A pele seca é outro problema que pode vir com a idade, contudo, durante um envelhecimento ativo, o problema dificilmente aparece. A alimentação saudável e a ginástica para o cérebro podem transformar até mesmo essa característica marcante dos 60+.

A prática saudável é extremamente eficaz contra doenças degenerativas e pode evitar o uso de remédios que possam deixar a pele seca e causar outros efeitos colaterais. Portanto, é um método essencial para garantir a qualidade de vida dos idosos.

Autoestima

Por fim, além dos benefícios para a saúde, que podem ser atestados por meio de um exame médico, a ginástica cerebral também tem um benefício que não pode ser identificado em uma consulta: melhora muito a autoestima.

Quem se dedica a um envelhecimento saudável não precisa gastar com remédios caros, fica em dia com a saúde e não para de sorrir! Só existem benefícios!

Equipe de Comunicação Método Supera!

Para saber mais, acesse www.metodosupera.com.br 

Solicite uma aula grátis, acesse https://metodosupera.com.br/aula-gratis-ads/

Supera Dourados - Avenida Hayel Bon Faker, 3.425

(67) 3032-3535 (WhatsApp) (67) 9 9699-3535

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370