Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

BRASIL
Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019, 16h:54

Enciclopédia

MS terá primeira enciclopédia com registro oficial dos povos indígenas

Publicação pode ser baixada gratuitamente no site da UFGD

ALINE OLIVEIRA

Mato Grosso do Sul terá a primeira enciclopédia com registro de 11 povos indígenas da região, com 934 páginas e 42 capítulos. O material conta informações que vão de áreas geográficas até histórias contadas ou escritas.

O material é resultado do trabalho das pesquisadoras Graciela Chamorro e Isabelle Combès e foi lançado em janeiro, pela editora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com o título “Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais”. 

A enciclopédia é composta por uma compilação de artigos sobre os onze povos indígenas assentados no estado de MS e áreas geográficas contíguas, reunindo histórias contadas ou escritas. 

Segundo as organizadoras, o desafio era produzir um material que promovesse a visibilidade dos atores indígenas na história da região e contribuísse para desconstruir as imagens depreciativas ou negativas dos grupos étnicos que continuam existindo na sociedade global.

“Este trabalho responde a uma necessidade dos tempos modernos. É simplesmente a afirmação racional e científica de que a história de Mato Grosso do Sul não começa no momento de sua criação como estado em 1977. Ela possui uma profundidade milenar da qual não pode prescindir, por manter no seu seio, como raiz e continuidade, populações históricas anteriores à entrada dos desbravadores e colonos”, afirmam.

Para os povos indígenas, pretende-se apresentar um compêndio de sua história esquecida, desprezada ou ignorada; para a população não indígena, a outra cara de sua história; para docentes e estudantes, um material de estudo para sua formação na história indígena da região. 

Neste particular, objetiva-se um aporte para a implementação da lei 11645, de 2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura indígenas em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, do país, no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, de literatura e história brasileira.


A obra está disponível para compra na Editora da UFGD e pode ser baixada gratuitamente em PDF 

*Com informações da Assessoria de Imprensa

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370