Segunda-feira, 20 de Maio de 2019

BRASIL
Sexta-feira, 17 de Maio de 2019, 17h:45

UCDB

Perito contador no mercado é tema abordado com alunos de Administração e Ciências Contábeis

Marina Romualdo

No auditório da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e de Administração da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram da palestra “O perito contador no mercado”, ministrada pela contadora e perita judicial, financeira e contábil, Mariane Zanette.

Durante a conversa com os alunos, a palestrante egressa da Católica, apresentou os caminhos que devem ser percorridos por quem tem interesse em se tornar perito e mostrou como esta área tem colaborado com o combate de crimes financeiros e corrupção. “O perito deve ser um profissional de múltiplos conhecimentos e experiências. Ele precisa entender não só sobre contabilidade, mas também a respeito de direito, mercado, economia, documentos físicos e o mundo digital. Tudo isso se faz presente nas áreas empresarial e pessoal e por isso ajuda a investigar e combater desvios, falsificações e até fraudes e sonegações”, pontuou a contadora.

Mariane também expôs que a profissão do contador é muito respeitada em países como os Estados Unidos, porém no Brasil, a imagem passada para a sociedade, muitas vezes, é que as empresas são obrigadas a contratar o profissional para que faça valer os direitos de órgãos públicos dentro das firmas, algo que não corresponde com a realidade.

“Hoje em dia para uma empresa o contador é essencial. Ele tem competência para analisar uma vida econômica empresarial e, além disso, também pode atuar junto ao judiciário ajudando magistrados a resolverem conflitos e expor por meio de cálculos e demonstrações desenvolvidas que o patrimônio da firma consiste em muito mais do que conquistar um lucro e distribuir dividendos”, esclareceu Mariane.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Lucélia Nogueira Tashima, a atividade foi proposta para que os acadêmicos conheçam outros âmbitos de trabalho que a graduação permite. “São novas possibilidades que o mercado de trabalho está oferecendo e é necessário que tenhamos um olhar para essas áreas e para o tipo de profissional que estamos formando. Por tanto, convidamos alguém que estivesse atuando na área, até mesmo para expor o que o mercado deseja dos futuros profissionais”, comentou a docente.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370