Terça-feira, 20 de Outubro de 2020

BRASIL
Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020, 17h:25

Prefeitura de Campo Grande

Procon Campo Grande aponta diferença de até 79,14%,em aparelhos contra onda de calor.

O PROCON Campo Grande realizou pesquisa de preços entre os dias 18 a 22 de setembro, em diversos estabelecimentos comerciais da capital e comércio eletrônico, com o objetivo de alertar os consumidores quanto às variações de preços de alguns produtos para alívio da onda de calor.

O objetivo é auxiliar o consumidor no momento da compra e possibilitar um maior planejamento e economia. A pesquisa revela variações percentuais entre produtos da mesma marca e se pautou em 8 estabelecimentos de Campo Grande/MS, localizados em diversas regiões da cidade.

A maior variação estava no preço do aparelho de Ar-Condicionado Split Elgin  9.000Btus. O mais barato Termoclima pode ser adquirido por R$ 1.227,00 e o mais caro Severo Eletro, por R$ 2.198,00.

As duas marcas mais citadas pelas lojas pesquisadas, possuem uma variação considerável de preços entre 57,19% e 79,14%, ou seja, uma diferença considerável. Com a pesquisa o consumidor poderá economizar, se realizar a compra pelo menor preço desses itens, sua despesa será de R$  971,00 e de R$ 710,00 respectivamente.

As duas menores variações estão entre 14,53% e 26,93%, que utilizando a pesquisa o consumidor poderá economizar o valor de R$ 350, 00 se fizer a opção pelos produtos mais baratos.

Orientações do PROCONCampo Grandepara acompra

Antes de comprar os produtos, o consumidor deve atentar-se para a qualidade, se a embalagem não esta violada e se a voltagem condiz com a região onde mora.

Produtos que não funcionam além de causar frustração, causa um constrangimento para quem comprou. Neste caso, quando se tratar de produtos eletro/eletrônicos/eletrodomésticos, sempre que possível, peça para ver o funcionamento e teste do produto ainda dentro da loja. De acordo com as regras, durante o prazo de vigência da garantia, mesmo que o produto tenha acabado de sair da loja, este deverá ser encaminhado à assistência técnica que terá um prazo de até 30 dias para sanar oproblema.

O prazo de 7 (sete) dias para arrependimento vale apenas para as compras que foram realizadas fora do estabelecimento comercial ou seja, por telefone, catálogo postal, internet, etc. Neste caso, o consumidor terá um prazo de até 7 (sete) dias para se arrepender da compra.

As variações de preços constatadas referem-se ao período em que foi realizada a coleta, os preços atuais podem ser diferentes, estando sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. Além disso, lojas da mesma rede podem praticar preços diferenciados.

O subsecretário Vinícius Viana Alves Corrêa  ressalta que a pesquisa tem o objetivo de orientar o consumidor na hora da compra, porque nessa época de calor o aumento da procura por ar-condicionado pode provocar uma subida nos preços. “Além de dar opção de compra para os consumidores em vários pontos da Capital, o levantamento de preços, que foi realizado em oito estabelecimentos comerciais, vai auxiliar as pessoas a encontrarem um preço mais em conta perto de casa ou do trabalho”, disse.

O PROCON Campo Grande informa, caso você fornecedor que não está na relação dos fornecedores de pesquisa e, que tenha valores diferenciados dos mesmos produtos, mande um e-mail ao PROCON Campo Grande, proconcampogrande@gmail.com que atualizaremos nossa pesquisa.

E alerta que na hora de escolher entre o ventilador, ar condicionado, climatizador e umidificador, o consumidor deve procurar por aquele produto que não prejudique o seu orçamento e escolher modelos que tenham o selo de “Economia de Energia A” do Inmetro. Vinícius ressalta que, pesquisar é o melhor caminho para que o consumidor faça economia e tenha satisfação na compra dos produtos.”

·         ESTABELECIMENTOS

  

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