Domingo, 11 de Abril de 2021

BRASIL
Quinta-feira, 08 de Abril de 2021, 14h:00

Brasil

Sistema desenvolvido em Campo Grande vai contribuir no processo de vacinação de município do interior

Prefeitura de Campo Grande - MS

Desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia e Informação (Agetec) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o sistema de identificação prévia está sendo cedido para auxiliar  e dar mais agilidade no processo de vacinação contra a Covid-19 no município de Sidrolândia. O cadastro feito previamente reduz significamente o tempo de atendimento de cada paciente, contribuindo assim para dar mais celeridade em todo o processo.

Técnicos da Secretaria de Sáude de Sidrolândia estiveram na manhã desta quinta-feira (8) passando por um treinamento sobre o sistema, realizado pela equipe da Coordenadoria Geral de Suporte Tecnológico e Informação da Secretaria Municipal de Saúde (CGSTI-Sesau) e da Agetec. Em seguida, eles estiveram em um dos pontos de imunização para verificar o funcionamento do sistema “in loco”.

“O prefeito Marquinhos Trad nos pede que toda ferramenta tecnológica desenvolvida aqui para ajudar a nossa população esteja preparada para auxiliar outros municípios, assim estamos fazendo com a Prefeitura de Sidrolândia. Esse sistema ajudou às equipes da saúde a diminuírem as filas, além de acelerar e dar mais transparência ao processo de vacinação”, destaca o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

Para o coordenador da CGSTI, Hugo Luiz do Valle, é um privilégio estar treinando e orientando a equipe do Município de Sidrolândia que está apta a repassar todo o conhecimento para o restante da equipe.

“Ações como essas permite aos gestores maior eficácia sobre a gestão da informação, principalmente nesses momentos de pandemia em que vivemos, onde a informação precisa chegar o mais rápido às mãos do gestor para tomadas de decisões”, diz.

Com a identificação prévia, não é necessário que o servidor preencha todos os dados do paciente, sendo possível reduzir de 5 a 10 minutos cada atendimento. 

O sistema também é uma importante e estratégica ferramenta de gestão, sendo possível estimar a quantidade de doses necessárias para atender um grupo específico a partir do número de pessoas cadastradas.

Atualmente, em Campo Grande, o sistema está aberto 12 públicos distintos : T

Como funciona?

A pessoa apta a receber a vacina acessa o site http://vacina.campogrande.ms.gov.br, através de um dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.

Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros).

Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela Sesau/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema.

Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, a Sesau irá informar através desse sistema a data e o local de vacinação da pessoa já identificada, como forma de diminuir as filas e o tempo de permanência nesses locais, evitando aglomerações.

A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370