Terça-feira, 23 de Julho de 2019

COLUNISTAS
Quarta-feira, 27 de Março de 2019, 10h:30

Bosco Martins

Blog do Bosco

Prática, concisa é a resenha diária de Bosco Martins. Em poucos minutos você já sai de casa sabendo o que há de importante.

27 Mar 2019

Floriano Amorim deixa cargo

Floriano Amorim, o secretário de Comunicação Social da Presidência, vai deixar o cargo. Aliados vinham criticando a comunicação do governo. Visitou ontem o presidente Jair Bolsonaro o empresário Fábio Wajngarten, nome mais cotado para sucedê-lo. De presto, o escritor Olavo de Carvalho deu seu apoio — “será uma notícia auspiciosa”, enviou pelo Twitter.

Mas… O cargo está submetido hierarquicamente ao comando do ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Santos Cruz. “Na próxima aula”, escreveu também ontem Olavo, “darei um recadinho ao assanhado Santos Cruz.” Ele está entre os desafetos do guru de Virgínia.

COTIDIANO DIGITAL

O Parlamento Europeu aprovou uma mudança na legislação de copyright que responsabiliza as empresas digitais por abrigar conteúdo que as viole. Assim, YouTube, Facebook ou Google passam a ser responsáveis se um usuário puser conteúdo pirata em suas redes. O Vale do Silício afirma que seus custos aumentarão muito. Ativistas alertam que a lei pode levar a censura pois, pelo texto, até paródias e citações poderiam ser interpretadas como violações. Mas gravadoras, artistas e outras empresas de conteúdo argumentam que o copyright precisa voltar a ser defendido. A União Europeia está decidida a fechar o cerco sobre o Vale do Silício.

Aliás… A pressão americana que já dura meses para que os países europeus não comprem equipamentos Huawei para sua infraestrutura de celulares 5G deu em água. A União Europeia não banirá a companhia chinesa por, de acordo com a acusação dos EUA, risco de antenas e transmissores terem entradas para hackers espiões. Os europeus decidiram que terão seus próprios padrões e critérios de segurança, sem influência de Washington.

Um juiz americano está para proibir a importação de alguns modelos de iPhone. Ele concluiu que a Apple infringiu duas patentes que pertencem à Qualcomm, uma fabricante de chips, criadora de tecnologias específicas para economia energética e velocidade de download. Fabricados na China, os modelos XS e XR não poderão ser vendidos nos EUA se a decisão for confirmada. A briga entre as duas companhias, uma processa a outra por patentes faz anos, tem se acirrado.

VIVER

O governo dos Estados Unidos vai exigir um histórico de uso das redes sociais dos últimos cinco anos para quem solicitar o visto de entrada ao país, segundo reportagem da CNN. A medida passa a valer daqui a sessenta dias. De um lado, autoridades federais argumentam que a mudança é necessária para prevenir atividades criminosas ou terroristas nos Estados Unidos; de outro, críticos da proposta afirmam que a regra é invasiva e torna o processo de obtenção do visto mais lento e difícil.

Enquanto isso… Jair Bolsonaro recentemente confirmou a dispensa de visto de entrada no Brasil para turistas dos Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália. O acordo foi estabelecido durante encontro com Donald Trump na Casa Branca. O presidente brasileiro aposta no aumento do fluxo turístico.

A NASA se preparava para promover pela primeira vez uma caminhada só de mulheres pelo espaço, mas o fato histórico foi cancelado por falta de trajes adequados.

Um constrangimento estelar para a agência que anunciou, orgulhosamente, que em 29 de março ocorreria o primeiro passeio espacial com a participação exclusiva de mulheres. O plano era que as astronautas Christina Koch e Anne McClain saíssem juntas da Estação Espacial Internacional para uma missão em que instalariam baterias de íons de lítio para melhorar o fornecimento de energia do laboratório. Mas a NASA só tem um traje espacial preparado de tamanho médio, o mesmo que as duas astronautas usam. McClain, aliás, tuitou há poucos dias um vídeo em que se mostra o minucioso trabalho de manutenção dos trajes espaciais. Como só há um macacão preparado para a missão, no dia 29 Koch sairá para a tarefa externa na companhia de seu colega Nick Hague, segundo um comunicado da NASA.

Mais de 30 anos se passaram e, apesar dos progressos realizados na astronáutica feminina – o recorde absoluto de permanência no espaço numa missão da NASA cabe à comandante Peggy Whitson – a agência continua tendo problemas, no mínimo logísticos, para integrar as mulheres. Sua última diretora, por outro lado, foi uma mulher, a astronauta Elle Ochoa.

CULTURA

Em abril, novas temporadas de O mundo sombrio de Sabrina e The walking dead chegam à Netflix. Também é grande a expectativa sobre a estreia de Special, uma série sobre um homem gay que tem paralisia cerebral (trailer).

Lembrando que a HBO passou a oferecer por tempo limitado o acesso aberto à primeira e segunda temporadas de Game of Thrones através da plataforma HBO GO. O início da saga pode ser visto sem nenhum custo até o dia 12 de abril.

Por falar em finaisHomeland estreará sua oitava e última temporada no segundo semestre de 2019. A premiada série, que esfriou após duas temporadas de sucesso, traz Claire Danes contracenando com o marido, Hugh Dancy. O ator interpretará John Zabel, um consultor de política externa. No Brasil, a série é exibida pelo canal FOX Premium.

Gal Costa define A Pele do Futuro — 40º álbum da sua carreira – como ‘maduro, alegre, para tempos sombrios’. Aos 73 anos, a cantora sai em turnê após gravar um DVD no último fim de semana. Em entrevista ao El País, Gal disse que sempre quis fazer um disco com esse estilo dos anos 70. “E também queria trazer algo alegre nessa época socialmente conturbada do país”. Para ler com calma.

Os novos pôsteres de Vingadores: Ultimato acabaram com as dúvidas sobre o destino de duas personagens: Valquíria e Shuri. Poucos minutos após a Marvel divulgar os cartazes, a hashtag #AvengersEndgame já era o principal assunto nas redes sociais do mundo inteiro. Filme estreia no dia 25 de abril.

Quem tem criança em casa, conhece. Dora, a Aventureiravirou filme.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370