Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

COLUNISTAS
Segunda-feira, 06 de Agosto de 2018, 09h:50

Crônica do Samá

Lincoln Samá

O Outro Em Nós
Por Lincoln Samá Oliveira

 

     Assista a esse vídeo e depois me diz que antes do fim dele, você não ficou entre outras coisas: Ansioso, encabrinhado, desejoso de chorar, com vontade de ajudar, talvez com vontade de dizer desista. O que menos você imaginou é que ele conseguiria, ah você pensou sim que ele conseguiria, mas não pensou que os amigos dele fizessem o que fizeram. Diga ai, você não pensou nisso? Sabe é a nossa cultura. Nós brasileiros em particular estamos enraigados no vencer de qualquer maneira, que a derrota do outro vira uma possibilidade da nossa vitória. A gente se alegra mais com a derrota o outro, pensando na oportunidade de vencer. Você não pensa assim, parabéns. 

Aqueles amigos vieram e disseram uma palavra: "Dequiru". Esforça-te, Você é capaz. Outro dia escrevi o que falta ao seres humanos era a desumanidade, o que nos torna insuportável, torna o ser humano desumano. Seres humanos que fazem o oposto do que esta neste vídeo. O Ser humano não sabe amar, hoje é a maioria. Hoje o ser humano sabe "usar".

Quando você assiste a esse vídeo, diga ai pra você mesmo, é uma cena tal forma abençoadora, que você consegue ver Deus ali, aquela empatia entre os seres. Neste vídeo, todos sentiram que o fracasso dele seriam deles, todos sentiram a vergonha dele Porque todos foram tocados, kononica, agiram, abraçaram, deram uma palavra de animo, deram uma palavra de comunhão... Uma comunhão que gerou uma sinergia, que a gente percebe Deus.

A bíblia diz: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre." Salmos 133:1-3

A comunhão que produz sinergia que restaura possibilidades perdidas... O menino já estava cansado, tentou e cada vez mais fraco e desanimado... Na quarta tentativa, vem à comunhão e a sinergia, de posse de suas possibilidades, conseguiu. Quando eu pego o caído e devolvo-lhe a possibilidade, eu estou glorificando a Deus, estou amando o que Deus ama, abençoando aquilo por quem Deus mandou Jesus. É chegar o mais próximo o que Deus sonhou pra nós... Amar o seu inimigo. Deus passa nos detalhes e a gente não tem percebido.

O que acontece conosco em particular comigo quando vejo fracasso, o erro, a dificuldade do outro. Eu e nós apedrejamos, expomos, ridicularizamos, julgamos e nos afastamos dele. A Comunhão que gera a sinergia e devolve a possibilidades que a pessoa perdera, nos faz próximo de Deus, quase que ressuscitando a pessoa a vida. Ele perdeu, ou ele estava perdendo, mas os amigos foram lá e lhe ressuscitou a força, à vontade, a coragem, a determinação, o animo, que em sucessivas tentativas e perdas o estava prostrando. Eles foram agentes de vida, eles foram os Outros nele... Agora não estava mais ele só nele, estavam os outros nele... E foi fácil vencer o quase impossível. 

 Quando apontamos os erros dos outros e superlativamos, expomos, estamos tirando de nós mesmos a possibilidade de um dia errar-mos e não ter-mos a chance de olhar de lado e solicitar um Eu outro pra nos auxiliar. Vivemos carregando morte, carregando não vida, e você sabe que quem veio pra matar, enganar e destruir, satanás. V Neste vídeo vemos mais, a comunhão que produz sinergia que produz a dupla honra e isso é coisa de Deus... Quando expomos a vergonha tiramos a possibilidade de honra, e Deus sempre oferece mais, a dupla honra. Essa comunhão gerou no menino honra. Essa comunhão que glorifica a Deus, pois do céu, Ele olha aquelas crianças que são Dele, Ele disse: Deixai vir a mim as criancinhas, pois as tais são do Reino... Deve ser essa a Tonica em nós, em mim... Tornarmos-nos como criança, Ele disse pra nós, uns aos outros, Ubumtu, nós no outro, o outro em nós... "Dequiru".

By N. Barreto

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370