Sábado, 17 de Agosto de 2019

COLUNISTAS
Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018, 11h:08

Crônica do Samá

Lincoln Samá

Prisão dentro de Mim

O que se passa dentro da gente, mais precisamente na Alma da gente para querer-se ficar preso durante 24h e mais ainda, para tal as pessoas pagam cerca de 340 reais para ficarem presas. Este fato ocorre numa das maiores economias do mundo, na Coréia do Sul. Neste país, a renda per capita é altissima, a tecnologia é altissima, a democracia é plena, a liberdade religiosa é  plena, e durma como mais esse barulho: Onde tem a maior igreja evangelica do mundo, onde mais se ora(fala com Deus) no mundo. O Celular não entra na cadeia. O que se passa dentro da gente, mais precisamente na Alma da gente para querer-se ficar preso durante 24h e mais ainda, para tal as pessoas pagam cerca de 340 reais para ficarem presas. Este fato ocorre numa das maiores economias do mundo, na Coréia do Sul. Neste país, a renda per capita é altissima, a tecnologia é altissima, a democracia é plena, a liberdade religiosa é  plena, e durma como mais esse barulho: Onde tem a maior igreja evangelica do mundo, onde mais se ora(fala com Deus) no mundo. O Celular não entra na cadeia.

Diz ai, se voce esta estressado, cansado, atribulado pelo dia a dia, os problemas te afligem, onde voce gostaria de se sentir “desfrustrado”, aliviar seu stress... voce não procuraria um hotel fazenda, um parque aquatico, pescar, porque dizem que ferrar com a boca do peixe é desestressante, viajar pra Miami ou para Nova York, onde o nivel de stress é altissimo, mas voce diz que lá voce vai se sentir bem. Jamais voce iria procurar trancar-se numa cela, e pagar pra se livrar das atribulações e das circunstancias ruins. Numa cela de prisão, por que tem quer ir pra uma cadeia? Porque tudo rouba atenção. Diz ai, se voce esta estressado, cansado, atribulado pelo dia a dia, os problemas te afligem, onde voce gostaria de se sentir “desfrustrado”, aliviar seu stress... voce não procuraria um hotel fazenda, um parque aquatico, pescar, porque dizem que ferrar com a boca do peixe é desestressante, viajar pra Miami ou para Nova York, onde o nivel de stress é altissimo, mas voce diz que lá voce vai se sentir bem. Jamais voce iria procurar trancar-se numa cela, e pagar pra se livrar das atribulações e das circunstancias ruins. Numa cela de prisão, por que tem quer ir pra uma cadeia? Porque tudo rouba atenção.

O ser humano de hoje, pra conseguir ficar sozinho ele esta buscando uma cadeia. Se ele vai pra um quarto de hotel, sabendo que pode abrir a porta, ele abrirá e sairá; se o celular estiver disponivel, ele o usará; a televisão ele vai ligar. A verdade é, que estamos buscando uma maneira de desconectar do personagem no qual eu me tornei, é quase que um grito de: Me livrem de mim. E a solução que o homem pós moderno esta encontrando é ficar preso dentro de uma cadeia e esta pagando por isso; pra ficar preso dentro de si. Preso dentro de mim. O ser humano de hoje, pra conseguir ficar sozinho ele esta buscando uma cadeia. Se ele vai pra um quarto de hotel, sabendo que pode abrir a porta, ele abrirá e sairá; se o celular estiver disponivel, ele o usará; a televisão ele vai ligar. A verdade é, que estamos buscando uma maneira de desconectar do personagem no qual eu me tornei, é quase que um grito de: Me livrem de mim. E a solução que o homem pós moderno esta encontrando é ficar preso dentro de uma cadeia e esta pagando por isso; pra ficar preso dentro de si. Preso dentro de mim.

O ser humano é essencialmente só, e quando ele esta em contato com outro ser ou outros seres iguais, ele começa a desenvolver um script social. Em conjunto eu tenho um modo de me comportar, um modo de agir, um modo de falar. Na verdade, esse script que desenvolvo é um personagem e nesse personagem(persona) eu me relaciono com outras personas. Chega uma hora que esse personagem que eu desenvolvi e que vejo as pessoas desenvolvendo, enche o ser, e dá um branco e um desejo de me aprisionar...quero ir pro escuro e deixar o personagem por 24 horas, meu personagem e a dos outros. O ser humano é essencialmente só, e quando ele esta em contato com outro ser ou outros seres iguais, ele começa a desenvolver um script social. Em conjunto eu tenho um modo de me comportar, um modo de agir, um modo de falar. Na verdade, esse script que desenvolvo é um personagem e nesse personagem(persona) eu me relaciono com outras personas. Chega uma hora que esse personagem que eu desenvolvi e que vejo as pessoas desenvolvendo, enche o ser, e dá um branco e um desejo de me aprisionar...quero ir pro escuro e deixar o personagem por 24 horas, meu personagem e a dos outros.

Essa dicotomia do ser que é viver o meu personagem e conviver com a persona do outro, cansa e stressa. Eu não consigo me desligar do telefone, do Ipad, iphone, do instragram, do facebook dos problemas socias, e sintomas  estão me sufocando, já se tornaram psicossomaticos, pois é... já desenvolvia fobias, já sinto dores sem nada ter, dores de cabeça, no estomago e coriza,  que não aliviam com naldecom, omeprazol ou qualquer outro remedio pra dor. Tem pessoas que vão pras drogas, pra depressão, pro suicidio... mas tem gente que está indo voluntáriamente para prisão, pra ficar Presa dentro de si, para buscar ficar livre da vida pós moderna. Essa dicotomia do ser que é viver o meu personagem e conviver com a persona do outro, cansa e stressa. Eu não consigo me desligar do telefone, do Ipad, iphone, do instragram, do facebook dos problemas socias, e sintomas  estão me sufocando, já se tornaram psicossomaticos, pois é... já desenvolvia fobias, já sinto dores sem nada ter, dores de cabeça, no estomago e coriza,  que não aliviam com naldecom, omeprazol ou qualquer outro remedio pra dor. Tem pessoas que vão pras drogas, pra depressão, pro suicidio... mas tem gente que está indo voluntáriamente para prisão, pra ficar Presa dentro de si, para buscar ficar livre da vida pós moderna.

Olha onde nós chegamos, cansamos de viver nosso pergonagem diário ou as pessoas estão cansadas do personagem que estão vivendo; essa persona criada esta matando o Eu, então eu e as pessoas estamos pagando pra ficarem sós, presos. O que fazer? Não sei, escrevo para voce refletir comigo. Talvez, tenha a ver com deixar de viver tanto o personagem, talvez negar a si mesmo e tomar a sua cruz, talvez viver uma vida mais voltada para o espiritual e menos o comercial... talvez talvez talvez. Na cadeia por 24h deixamos tudo de fora ou deixamos o personagem de fora... na Coréia do Sul está assim, cuide para que não chegue até a ti e a mim...

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370