Dia das Crianças
04.10.2017 | 17h50 - Atualizado em 04.10.2017 | 13h19
Tamanho do texto A- A+

Dia das Crianças: Pesquisa do Procon aponta variação de até 230% nos preços de brinquedos

Campo Grande (MS) – A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), divulga nesta quarta-feira (4.10) a pesquisa do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. O levantamento realizado na Capital aponta variação nos preços dos brinquedos de até 230% entre as 10 lojas consultadas.


A pesquisa foi realizada de 25 a 29 de setembro e inclui 101 itens como bicicletas, bonecas e bonecos de personagens infantis, jogos, carrinhos e pistas, entre outros artigos. O levantamento completo pode ser consultado no site do Procon-MS, , no item Pesquisa de Preços ou aqui.

O objetivo da pesquisa realizada pelo Procon-MS é oferecer aos consumidores referências de preços dos estabelecimentos comerciais de Campo Grande. O superintendente Marcelo Salomão acrescenta que a pesquisa apresenta também o número de itens coletados por loja e análise dos locais com maior número de produtos de maior e de menor preço. Os fornecedores informam que os preços que constam na pesquisa são válidos até a data anunciada no panfleto ou enquanto durarem os estoques.

Dicas para a compra de presentes do Dia das Crianças

O Procon-MS orienta os consumidores sobre a importância de pesquisar e comparar os preços e também verificar a qualidade e segurança dos brinquedos a serem adquiridos, além da faixa etária para a qual o produto se destina. Para evitar acidentes de consumo, o brinquedo deve ser compatível com a idade da criança.

Marcelo Salomão acrescenta que é preciso verificar a durabilidade do brinquedo e observar se o item apresenta o selo do Inmetro, que atesta se foi fabricado de acordo com as normas técnicas. Outra dica é comprovar se o item corresponde ao que é apresentado nos anúncios publicitários e nas ofertas, tanto em relação ao preço quanto ao modelo do produto. Além disso, é preciso observar se o brinquedo terá custos adicionais, com a aquisição de pilhas, por exemplo. Todas as informações, inclusive o manual de instruções, deve estar em português.

Na compra, os consumidores devem exigir a nota ou cupom fiscal e testar o produto. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), caso o produto apresente defeito, o fornecedor tem 30 dias a partir do dia da reclamação para resolver o problema. Passado esse prazo, o consumidor tem direito à restituição do valor pago, corrigido monetariamente, abatimento proporcional no preço ou substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso.

O que é preciso para registrar reclamação no Procon?

Para registrar uma reclamação, o consumidor precisa se dirigir pessoalmente ao Procon com documento de identificação pessoal com foto, original e cópia, e documentos que comprovem a relação de consumo como notas fiscais, faturas, boletos etc. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua 13 de Junho, 930, no Centro da Capital. O telefone de contato é o (67) 3316-9800. O Procon conta ainda com o número 151, por meio do qual os consumidores podem esclarecer dúvidas que envolvam relações de consumo.

Keyla Tormena – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS)

Fotos: Gabriel Boscarski  – Fiscalização Procon-MS

Voltar 




Preencha o formulário clicando no botão abaixo e seja o primeiro a comentar esta matéria.
Comente está matéria

Sua Opinião

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para Governador de MS?

André Puccinelli (PMDB)

Reinaldo Azambuja (PSDB)

Odilon de Oliveira (PDT)

  • votar
  • parcial
Copyright © 2012 Jornal do Ônibus - Todos os direitos reservados