10.02.2018 | 07h42 - Atualizado em 10.02.2018 | 07h43
Tamanho do texto A- A+

Comércio fecha ano positivo com adequação a novos tempos

Setor fechou 2017 com alta de 0,5% nas vendas no Estado

Correio do Estado

O varejo de Mato Grosso do Sul driblou a crise, reinventou-se e fechou 2017 com pequeno avanço, de 0,5% nas vendas.

.

 

O índice divulgado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) nesta sexta-feira (9) aponta que o Estado ficou entre as 18 unidades da Federação que apresentaram desempenho positivo para o setor no ano passado. Mesmo tímido, o resultado anima os lojistas, que esperam maior vigor e fôlego neste ano na atividade.

Já em dezembro, o volume de vendas do segmento caiu 1,4% na comparação com o mês anterior. Em novembro, o índice já havia sido negativo (-0,6%). No confronto com dezembro de 2016, na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista sul-mato-grossense também apresentou queda (-2,4%).

Em relação à receita nominal de vendas, no acumulado do ano o comércio do Estado teve resultado positivo e a taxa registrada foi de 0,7%.

No entanto, no comparativo de dezembro com novembro, houve redução de 2,8% na receita de vendas do setor. Quando comparado com dezembro de 2016, o recuo foi de 3%, apontou a PMC. 

Para a economista do Instituto de Pesquisa do Comércio (IPF-MS) da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), Daniela Dias, esses resultados um pouco mais otimistas são reflexo de indicadores mais positivos em 2017, na comparação com 2016.


Voltar 




Preencha o formulário clicando no botão abaixo e seja o primeiro a comentar esta matéria.
Comente está matéria

Sua Opinião

Você é a favor do porte de armas para qualquer pessoa?

Sim

Não

  • votar
  • parcial
Copyright © 2012 Jornal do Ônibus - Todos os direitos reservados