Agricultura
14.11.2017 | 13h24 - Atualizado em 14.11.2017 | 13h02
Tamanho do texto A- A+

Ministério da Agricultura cria Programa de Prevenção e Controle de Antimicrobianos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), por meio da instrução Normativa Nº 41, publicada no Diário Oficial de quinta-feira (9).


O AgroPrevine promoverá intervenções estratégicas no mercado, como: estudos epidemiológicos, fortalecimento da implementação de medidas de prevenção e controle de infecções, promoção do uso racional dos antimicrobianos e da sua resistência.

O objetivo é fortalecer as ações de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária, considerando o conceito de saúde única, que estabelece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, utilizando como ferramentas educação sanitária, vigilância e defesa agropecuária.
Semana Mundial

O Ministério participará, a partir de segunda-feira (13), da Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antibióticos.

Todos os ministérios envolvidos com o assunto vão veicular nas redes sociais informes sobre o uso de antimicrobianos.

De acordo com a auditora fiscal federal agropecuária, Suzana Bresslau, coordenadora de Programas Especiais do Mapa, "a instrução normativa formaliza o comprometimento do ministério com a implantação do Plano de Ação Nacional para a Prevenção e Controle da Resistências aos Antimicrobianos preconizado pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), OMS (Organização Mundial da Saúde) e FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).".

Suzana Bresslau integra a Comissão sobre Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos em Animais do Mapa.

Fonte:  imprensa@agricultura.gov.br


Voltar 




Preencha o formulário clicando no botão abaixo e seja o primeiro a comentar esta matéria.
Comente está matéria

Sua Opinião

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para Governador de MS?

André Puccinelli (PMDB)

Reinaldo Azambuja (PSDB)

Odilon de Oliveira (PDT)

  • votar
  • parcial
Copyright © 2012 Jornal do Ônibus - Todos os direitos reservados