Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

BRASIL
Segunda-feira, 09 de Julho de 2018, 15h:08

Apresentações

'Florescer do Cerrado' faz apresentações gratuitas para conscientizar crianças

Fechar a torneira para escovar os dentes, não jogar lixo no chão, cuidar das plantinhas e jardins: atitudes simples e presentes na rotina de muitas famílias. As crianças observam atentamente cada ação promovida pelos adultos; absorvem muito mais informações por meio da visão do que por qualquer outro sentido. E esse é o primeiro passo para começar a conscientização dos pequenos no que diz respeito à sustentabilidade.

Outra forma de ensinar sobre a preservação do meio ambiente para crianças requer técnicas e atividades que despertem o lúdico, a curiosidade, criatividade e interação, levando ao aprendizado sob forma divertida e descontraída. E é aí que entra o Grupo Florescer do Cerrado, que, a partir de hoje, fará 5 apresentações do espetáculo “Navegantes”, que tem texto e direção de Lu Bigatão Rios e foi viabilizada por meio do Programa de Fomento ao Teatro (Fomteatro/2017), da Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Campo Grande.

Escolas públicas e praças de Campo Grande vão sediar as apresentações, sempre gratuitas. No elenco, Eros Rios, Fernanda Kunzler, com música ao vivo de Gustavo Vargas, responsável pela criação da trilha sonora. Anderson Bosh assina a direção de arte e Wilson Motta a confecção dos bonecos e cenário.

O QUE É

Utilizando-se de bonecos, o espetáculo faz um passeio por riachos, rios e mares, mostrando a vida debaixo da água, com todos seus encantos e problemas. A peça é narrada sob o ponto de vista dos animais, destacando como a degradação ambiental afeta suas vidas.

Os personagens são peixes, jacaré, ariranha, cobra, sapo e também seres mitológicos que fazem parte da cultura regional, além de animais marinhos, como baleia, tubarão e cavalo-marinho.

O trabalho mostra a luta desses animais para sobreviver com o desaparecimento das matas ciliares, o assoreamento, poluição, pesca predatória, excesso de lixo e falta de saneamento básico.

Falar sobre meio ambiente requer sensibilidade, conhecimento e pesquisa, o que a diretora Lu Bigatão tem de sobra, já que há 30 anos ensina sobre preservação às crianças por meio do teatro de bonecos, desde que fazia parte do Teatral Grupo de Risco.

“Infelizmente, as coisas em relação ao meio ambiente não mudam, só pioram, mas a gente não desiste nunca. Os grandes temas que a gente sempre aborda estão aí, e é importante dar continuidade, falar destas questões, ensinar as crianças e tentar sensibilizar as autoridades, de forma lúdica, mas com seriedade”, explica a diretora Lu Bigatão.

RUMO AO MAR

“Navegantes” é um grito de alerta para a preservação de nossas águas. O espetáculo conta as aventuras de Douralis, uma peixinha muito curiosa que decide deixar o Pantanal para conhecer o mar. Ela viaja com Jacaléguas, seu melhor amigo. Mas o jacaré, inseguro e medroso, desiste da viagem. Sozinha na imensidão das águas, Douralis vai viver muitas experiências. Vai se divertir, fazer novas amizades e descobertas, mas também vai enfrentar muitos perigos. Vencendo seus medos, ela vai amadurecer e perceber melhor o ambiente ao seu entorno. Uma metáfora às relações internas de cada ser humano.

“A peixinha sai do Pantanal e quer conhecer o mar. Sai daqui, um ambiente preservado, e se depara com o assoreamento, desmatamento, agrotóxico, rios poluídos, até chegar a um mar lindo, mas repleto de lixo que vai parar na barriga dos animais marinhos”.

Lu Bigatão fundou o grupo Florescer do Cerrado há 10 anos e há 6 meses vinha trabalhando na produção de “Navegantes”. Contando com uma equipe de profissionais especializados, ela diz que o resultado superou as expectativas. “Estou encantada com o resultado. Agora, os atores utilizam novas técnicas, contracenando com os bonecos e têm figurino criado especialmente para eles. É a primeira vez que utilizamos este recurso e ficou tudo maravilhoso. Os bonecos foram feitos à mão, artesanalmente, costurados um a um”, explica a diretora.


AGENDA DE APRESENTAÇÕES:

HOJE – às 15h30min, na Escola Municipal Ernesto Garcia, Rua Dr. Alfredo Aurélio
de Castro, 748 – Vila Eliane.
Dia 12 de julho – quinta-feira, às 10h, na Escola Municipal Iracema Maria Vicente, Rua Rotterdan, 2.053 – Rita Vieira III.
E às 15h30min, na Escola Municipal Danda Nunes, Rua Caliandra, 225 – Vivenda do Bosque.
Dia 16 de julho – segunda-feira, às 19h30min, na Praça dos Imigrantes, Rua Rui Barbosa, 65 – Centro.
Dia 19 de julho – quinta-feira, às 19h30min, no Teatro de Arena Orla Morena, Av. Noroeste, s/nº – Cabreúva.
Todas as apresentações são gratuitas.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

CONFIRA TAMBÉM NESTA SEÇÃO:

INíCIO
ANTERIOR
1 de 1
PRÓXIMA
ÚLTIMA
icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370