Terça-feira, 23 de Julho de 2019

CULTURA
Sexta-feira, 05 de Julho de 2019, 07h:52

Festival de Inverno de Bonito

Antônio Nóbrega traz a Bonito espetáculo de dança contemporânea

Karina Lima

Sobe ao Palco da Praça no dia 28, às 19 horas, durante o 20º Festival de Inverno de Bonito, o aclamado artista brasileiro Antônio Nóbrega, com o espetáculo “Com Passo Sincopado”. Por meio de performances, vídeos e falas, Nóbrega apresenta o seu pensamento sobre uma dança brasileira contemporânea sistematizada a partir do encontro de matrizes corporais populares – passos, giros, meneios, molejos, gingados, etc. – com princípios técnicos, práticas e procedimentos formais provenientes das várias linguagens de dança tanto do Ocidente quanto do Oriente.

Tomando ainda a dança no Brasil como ponto de partida de estudo e reflexão, Nóbrega, em “Com passo Sincopado”, esboça também uma interpretação da cultura brasileira levando em conta tanto a sua ascendência ocidental ou europeia – classe dominante, letrada – quanto a popular – marginal e de substrato oral.

O espetáculo, contemplado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte/ Ministério da Cultura no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2014, relata o processo de assimilação das danças populares brasileiras e das práticas formais de dança. A proposta é apresentar ao público reflexões elaboradas ao longo de vários anos de dedicação e estudo da dança.

Antônio-Nobrega-Com-passo-Sincronizado-Foto-Silvia-Machado-7-300x200.jpg

 

“O que denomino de dança brasileira se situa numa espécie de linha imaginária que procura equilibrar, de modo complementar e não conflituoso, o que de melhor teriam a cultura ocidental e a popular”, esclarece Nóbrega.

Nascido em Recife, começou a estudar violino aos oito anos. Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. ”Ariano me assistira tocando o concerto de Mi M de Bach para violino numa apresentação que fizera na Igreja de São Pedro dos Clérigos, local de habituais concertos na cidade, e achara que eu era a pessoa talhada para o posto. Ora, quem seria eu para negar-lhe tal convicção?… Esse convite mudaria lenta e indelevelmente não só o meu modo de praticar e fazer arte, como a minha maneira de ver e pensar o Brasil e o mundo”.

A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.

Antônio-Nobrega-Com-passo-Sincronizado-Foto-Silvia-Machado-5-300x200.jpg

 

Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.

Serviço: Espetáculo de dança “Com Passo Sincopado”, com Antônio Nóbrega. Durante o Festival de Inverno de Bonito, no dia 28 de julho, às 19 horas, no Palco da Praça. Não perca!

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370