Domingo, 22 de Setembro de 2019

CULTURA
Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019, 15h:58

‘O Troco’

Filme independente de MS é selecionado para Mostra de cinema no Rio de Janeiro

O curta-metragem do jovem ator e pesquisador campo-grandense, mostra a vida de quem vive nas favelas de campo-grande

O filme de curta-metragem ‘O Troco’, teve sua estreia no dia 12 de dezembro no Museu da Imagem e do Som – MIS, em Campo Grande. O projetoé uma produção completamente independente com roteiro e direção de Tero Queiroz(22) e com participação de Filipi Silveira na roteirização, direção e também como ator, produzido pela Fundo da Vila Films. O filme selecionado para 3º Mostra do Filme Marginal, na Sessão Marginal XVI – Representações Afro-Diaspóricas de Expressão, e terá estreia nacional na cidade do Rio de Janeiro em 21 de setembro desse ano.

A produção que foi gravada há mais de trêsanos, conta a história de um jovem morador da periferia de Campo Grande, ‘Colo’ (Tero Queiroz), que envolto ao mundo do tráfico decide abandoná-lo, mas seus planos desandam quando ele acaba levando um tapa no rosto dado por ‘Lauro’, (Filipi Silveira). A partir daí o jovem ‘Colo’ é consumido pelo ódio e trama um plano para se vingar de ‘Lauro’. O filme tem duração de 12 minutos, os demais personagem da narrativa são desenvolvidos pelos atores: Lorenço Vilarim, Oldemar Silva e Weudalych Cezar.  Com participação de Lucas Ciecelski e Diego Ribas.

294b7c13-3cc2-4c1f-97a7-5dc7c3956fe2.jpg

 

O filme conta também do círculo infinito que se forma em favelas abandonadas pelo governo. Onde o tráfico não tem fim e quem perde a vida é apagado da história sem lamentos. E aborda a situação favela existente em Campo Grande, que lá fora é vendida como a “Primeira Capital sem Favela”.

As gravações do curta-metragem correram na periferia de Campo Grande no final do ano de 2016, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, todos os profissionais trabalharam de forma voluntária em torno da obra.

O jovem diretor e ator do filme, Tero Queiroz, conta que ser selecionado para estreia nacional em um festival jovem é uma alegria inenarrável, “Fizemos o filme para o público, queremos ver ele chegando a eles, a 3º Mostra, assim como o filme, é uma Mostra independente, que acontece em várias cidades do pais, minha felicidade não pode ser expressada através de palavras, estou muito feliz, fomos para onde queríamos estar”, expressou o artista. 

A MOSTRA

A primeira edição foi realizada entre os dias 15 e 17 de setembro de 2017 no Espaço Outrx, um espaço cultural coletivo, colaborativo e autogerido em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Foram 9 sessões, 38 filmes exibidos, além de oficinas e shows.

No ano de 2018, a segunda edição buscou expandir o evento para outras cidades. Entre os dias 19 e 23 de setembro, houveram exibições de 106 filmes no Rio de Janeiro e em Niterói. A próxima parada da mostra foi a cidade do Salvador. 

c2dcdd4d-9793-49f8-91d9-2a18b9a5900d.jpg

 

A Mostra do Filme Marginal é uma iniciativa que tem por objetivo valorizar e divulgar produções independentes. Não é competitiva e visa a integração.

A estratégia é utilizar o projeto como instrumento de difusão, reflexão, estímulo e formação de público para um cinema popular, autoral e crítico. A Mostra abre espaço para trabalhos que colocam na tela personagens e temáticas marginalizadas pelo sistema sociopolítico vigente, fora do eixo comercial.

Além de retratar a vida na favela o curta traz uma mensagem de forma simples da pobreza que há no crime, de tudo aquilo que não é de conhecimento de muitas pessoas e acontece na Capital. No filme Tero revive cenas vividas por ele na ‘vida real’, “Sim, tem muito de no filme, acho que com muita metáfora, mas certamente o filme faz uso das coisas vividas por mim mesmo para existir”, destacou.

Serviço

‘O Troco’ será exibido no dia 21 de setembro as 16h.  No Centro Cultural da Justiça Federal, na Avenida Rio Branco, 241, na Cinelândia no Rio de Janeiro. 

05fd4577-0a78-4881-8e44-ca785aea232d.jpg

 

 

GALERIA DE FOTOS

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370