Sábado, 15 de Junho de 2019

DESTAQUE
Domingo, 31 de Março de 2019, 08h:46

Madrinhas do Bem

FAC reforça e amplia o empoderamento solidário

Redação - Hugo Miller

A tão reclamada participação feminina nos processos políticos e sociais avança em Campo Grande com os recortes solidários e inclusivos das políticas publicas que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura. Uma das frentes que dão vigor a este avanço é o conjunto de ações ancorado em programas e atividades do FAC (Fundo Municipal de Apoio à Comunidade).

            O “Mulheres Por Amor a Campo Grande” faz como as demais ações do FAC e da Secretaria Municipal de Assistência Social a mobilização de toda sociedade pelo empoderamento da cidadania. Orienta, fornece e incentiva meios de afirmação social e econômica no cotidiano das pessoas em situação de vulnerabilidade ou impactadas por necessidades básicas que precisam ser supridas até que ganhem autonomia para o sustento.

Na terça-feira, 26, a primeira-dama e presidenta do Conselho Gestor do Fundo, Tatiana Trad, e a vice-prefeita Adriane Lopes, com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), deram mais um impulso à construção de novas conquistas. Receberam na Esplanada Ferroviária o grupo “Madrinhas do FAC” para debater a agenda de desafios e também apresentar trabalhos produzidos nos projetos. São peças artesanais de beneficiárias que fazem os cursos de capacitação e comercializam suas obras.

1553871147104060 (1).jpg

 

CONTRIBUIÇÕES - A “família FAC” contribui de várias formas. Além da participação nas campanhas de donativos e nas oficinas, ainda adquirem os artigos confeccionados pelas artesãs. A venda gera uma receita que ajuda a manter os projetos sociais. “Esta atividade serviu para mostrar aquilo que vem sendo desenvolvido, os produtos que temos produzido e o que a gente tem levado para capacitar a população em estado de vulnerabilidade”, disse Tatiana.

O projeto começou com o curso de ovos de páscoa e daí surgiram outras idéias. “Por isso fiz questão de ter os ovos hoje aqui para que vejam a qualidade do que a gente ensina, do que nos dispomos a oferecer às pessoas”, acrescentou Tatiana. Por sua vez, a vice-prefeita Adriane Lopes destacou o empenho e o espírito de equipe que mobiliza de maneira ampla e vibrante toda a sociedade. “Estamos movidos por um pensamento que é edificante, que é de amor e de compartilhamento, que é de resgate da cidadania e de acesso a direitos. Por isso, somos uma família comprometida com o bem”, enfatizou.

“Mãos que transformam vida através da força do trabalho dessas mulheres. É assim que se constrói um mundo cada vez melhor, com as pessoas ajudando, com as pessoas em harmonia”, emendou Marquinhos Trad. “Essas mulheres têm modificado a autoestima de outras que estão desempregadas, sem qualificação, dando oportunidades, qualificação, estímulo, por meio de um curso de artesanato, de bijuteria, de cabeleireira, de chocolates”, assinalou o prefeito.

            Várias servidoras e madrinhas também repercutiram sua satisfação. É o caso da professora de atividades manuais do FAC, Maria do Carmo Teixeira, para quem estão sendo alcançados os objetivos do curso. “Estamos inserindo as mulheres no mercado de trabalho com o artesanato. A gente ministra aulas de habilidades manuais para resgatar a autoestima, para que ganhem uma renda e possam se inserir no mercado”, explicou. A assessora parlamentar Maria Cristina Navarro opinou: “Vou sempre aos eventos que o FAC realiza. Sei que é fundamental apoiar os projetos, porque são benéficos para as pessoas que mais precisam”, acentuou.

1553870143258316.jpg

 

 

GALERIA DE FOTOS

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370