Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020

POLÍTICA
Sábado, 05 de Setembro de 2020, 08h:23

Blindagem

MS resiste aos efeitos das crises e ainda apresenta avanços na economia

Redação

Com uma solução estratégica, o Programa de Segurança em Saúde e Economia (Prosseguir), Mato Grosso do Sul não só tem conseguido resistir aos efeitos das crises, mas também encontra terreno para pisar firme na direção de saídas de superação.

 Esta é a análise que faz o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, ao destacar o que está delineado nos recentes indicadores.

Uma das bases para a observação do secretário é o balanço da Junta Comercial sobre o desempenho do abre-e-fecha de empresas no primeiro semestre deste ano. Se em 2019 pouco mais de 3,9 mil empreendimentos foram abertos, agora em 2021 este número chegou a 4.399, de janeiro a julho, um acréscimo de 4,8%. A marca, aliás, é superior à que perdurava desde 2014, ano em que foram abertos 4.082 novos negócios.

O Prosseguir, segundo Riedel, é uma das iniciativas do governo de Reinaldo Azambuja (PSDB) para combater a conjuntura recessiva, tarefa que começou no primeiro dia de mandato, em janeiro de 2015. Para o titular da Segov, é necessário ter visão gerencial e conhecimento estratégico para tomar decisões como as que foram tomadas por Azambuja nestes mais de seis anos.

O saldo de geração de empregos é outro indicador da robustez do Estado para suportar os golpes violentos das crises acumuladas e agravadas depois do surgimento da pandemia da Covid-19. O Novo Cadastro de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia, registra um saldo de 1.561 postos de trabalho, com variação de 0,3% sendo o terceiro maior resultado do Estado. 

Riedel tem ainda outro elemento matemático já consolidado para reforçar a sua avaliação. Trata-se da previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de que o País terá uma super-safra 2020/21, com cerca de 50% da produção de grãos já comercializada. Tudo isso se junta a um cenário de austeridade, mas de avanços para investir e assegurar compromissos pontuais, como o pagamento da folha de salários do funcionalismo.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370