Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019

POLÍTICA
Quarta-feira, 22 de Maio de 2019, 11h:31

Deputado federal Vander Loubet

Vander visita CDL-CG para conhecer projetos e colocar mandato à disposição da classe comerciante

Éder F. Yanaguita

No dia 17 de maio, o deputado federal Vander Loubet esteve na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG), no Bairro Monte Líbano, para uma agenda com o presidente da entidade, Adelaido Vila. O deputado também foi recebido pela presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul (FCDL-MS), Inês Conceição Santiago.

Na ocasião, Vander conheceu alguns dos projetos e atividades desenvolvidos pela CDL na Capital e tomou ciência a respeito das reivindicações da classe comerciante.

"Ouvi uma fala do Adelaido recentemente e fiquei impressionado com o nível de dados e informações que ele e a CDL possuem para discutir a realidade de Campo Grande. Por isso quis marcar essa conversa, para abrir um canal de diálogo com os comerciantes e colocar meu mandato à disposição para ajudar a categoria", explicou Vander.

Adelaido apresentou ao deputado um breve histórico sobre a origem da CDL, que foi criada a partir da necessidade de representar os pequenos comerciantes, que não tinham espaço nas grandes associações comerciais. Vander também conheceu o projeto Cidadão Integrado, uma iniciativa da entidade que integrou - em um único sistema, online e aberto para as autoridades policiais e para toda a população - os sistemas de videomonitoramento por câmeras do comércio de Campo Grande.

"Esse sistema é uma grande iniciativa da CDL, em um momento em que se discute muito o uso das tecnologias para melhorar a segurança pública. Todos sabemos que essas câmeras de monitoramento ajudam a elucidar crimes e identificar seus autores, por isso é um projeto que merece apoio não apenas para se consolidar aqui na Capital, mas também para ser expandido para mais municípios do estado", avaliou o deputado.

Diálogo - Outro ponto discutido durante a reunião foram as obras realizadas pela Prefeitura de Campo Grande na Rua 14 de Julho e nas avenidas Brilhante e Bandeirantes. Adelaido expôs o descontentamento da classe comerciante com a forma de condução e execução dessas obras e apresentou números graves, que mostram a retração da atividade comercial na Capital, com consequente aumento do desemprego por conta do grande fechamento de empreendimentos.

Dados da CDL indicam que, no quadrilátero central (formado pela área compreendida entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Mato Grosso e a Avenida Calógeras e a Rua Pedro Celestino), a redução no número de lojas comerciais foi de 47%, enquanto que a queda na quantidade de estabelecimentos prestadores de serviços foi de 42%.

"Estão matando o Centro. Se nada for feito, se o rumo atual não for alterado, podemos até ter uma 14 de Julho bonita ao final da obra, mas sem vida, sem atividade comercial que de fato atraia a população", defendeu Adelaido.

O deputado Vander se dispôs a ajudar a Câmara de Dirigentes Lojistas, enquanto parlamentar, no diálogo e na busca por soluções junto à Prefeitura. "Não tem porque a Prefeitura não dar ouvidos aos comerciantes. A atividade do comércio é grande pagadora de tributos para os cofres municipais e a maior geradora de empregos, mais até que a indústria. Precisamos sempre manter aberto o diálogo com os comerciantes, até porque o desenvolvimento da cidade interessa tanto a eles quanto à Prefeitura", concluiu Vander.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370