Abril e as nossas comemorações!

publicidade

O mês de abril é especial na nossa história porque nos contempla com três datas especialmente significativas, que são: O descobrimento do Brasil; o glorioso Tiradentes e o aniversário da capital, Brasília!

Não podemos falar em “descobrimento do Brasil” sem falar também no Tratado de Tordesilhas que foi um acordo feito entre os reinos de Portugal e Espanha, em 7 de junho de 1494, que definiu os limites das áreas de exploração entre ambos, na América do Sul. A divisão se daria a partir de um meridiano estabelecido a 370 léguas de Cabo Verde. Nessa partição, as terras descobertas a oeste da linha imaginária pertenceriam aos espanhóis e as terras a leste pertenceriam aos portugueses.

Portanto, partindo desse dado histórico, se tinha noção, já naquela época, da existência da América do Sul, mas não da divisão dos países tal como conhecemos hoje!

Assim o navegador português, Pedro Álvares Cabral, em viagem à Índia, partiu de Portugal com 3 caravelas a Santa Maria a Pinta e a Nina, vinha com uma tripulação de aproximadamente 1500 homens. Enfrentaram tempestades, calmarias e doenças na viagem!

Leia Também:  O FENÔMENO DOS ‘GURUS’ DIGITAIS

Como é natural, primeiro avistaram as terras em 21 de abril, porém, pisar em solo nacional mesmo só ocorreu no dia seguinte, na praia onde hoje é uma conhecida como Porto Seguro e foi recebido pela tribo dos índios Pataxós, dando início a nossa odisseia pela história com tudo o que conhecemos hoje!

A partir daquele momento, começou uma disputa, sangrenta, intensa e vitoriosa entre Brasil e Portugal com a participação de muita gente que deu a vida por essa parte do universo, dentre elas um militar, de patente, Alferes, chamado de Joaquim José da Silva Xavier, que ficou conhecido como o primeiro mártir brasileiro por ter dado a vida pela nossa independência da coroa portuguesa. Nasceu e 1746 e foi o líder da Inconfidência mineira. Teve várias atividades para ganhar a vida, tendo sido militar, e aprendeu o ofício de tirar dentes, donde veio o título de Tiradentes. As suas manifestações libertárias o levaram à morte da forma mais desumana possível, sendo esquartejado e seus membros expostos em praça pública, como sabemos!

Leia Também:  Inflação para famílias de renda mais baixa tem pior abril desde 2003

O tempo passou, o Brasil chegou a onde estamos graças ao esforço invisível de muita gente. Com a necessidade de tirar a capital da proximidade do mar, essa foi para o interior do país, e foi construída a Brasília que temos hoje como o centro administrativo do país.

Adm. Prof. Cícero Maia
CRA 012.767

[email protected]  21042022

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on whatsapp

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade