Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

BRASIL
Quarta-feira, 13 de Outubro de 2021, 17h:52

Brasil

CNA participa de evento do Itamaraty sobre o Brasil e a África no agro

CNA Brasil

Brasília (13/10/2021) O vice-presidente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Silveira, participou, na quarta (13), do evento “O Brasil e a África no Agro”, realizado pelo Ministério das Relações Exteriores.

O objetivo do encontro foi discutir como o progresso alcançado pelo setor agropecuário brasileiro poderia contribuir para o avanço da agricultura em países africanos, além de buscar a definição de uma agenda bilateral positiva entre setores público e privado.

Na abertura, Gedeão destacou a importância da ciência e da tecnologia para o avanço da agricultura brasileira ao longo dos anos. “Faz 40 anos que o Brasil deixou de ser importador para ser um dos maiores exportadores de alimentos do mundo”.

Silveira citou a atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no fornecimento dessas tecnologias e o trabalho dos produtores da região Sul, que levaram aos outros estados novas formas de cultivo, como o plantio direto, que garantem alta produtividade e sustentabilidade e podem ser levadas a países africanos.

O representante da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul) também falou sobre o Programa de Intercâmbio AgroBrazil, iniciativa da Confederação que leva representantes de países importadores para conhecer propriedades rurais brasileiras.

“Estamos à disposição, assim que a pandemia acabar, de mostrar aos representantes dos países africanos como nossos produtores trabalham, tratam a terra e extraem o melhor da eficiência produtiva utilizando tecnologias atuais”.

Também participaram da abertura o ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos Alberto Franco França, o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) e o embaixador Martin Agbor Mbeng, de Cameroun, decano do Grupo Africano.

A programação do evento contou com painéis de debate sobre cooperação técnica, acadêmica, tecnológica, financeira e empresarial. Foram convidados os embaixadores africanos, representantes da AfroChamber, da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, do Instituto Brasil-África, além de parlamentares e diplomatas.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil
VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370