Search
Close this search box.

Câmara CG marca presença em lançamento de programa que busca reduzir fila por consultas e exames

publicidade

A Câmara Municipal de Campo Grande marcou presença, nesta sexta-feira (14), no ato que oficializou a implantação do programa “Agora Tem Especialistas” na Capital. A cerimônia ocorreu na Prefeitura Municipal, contou com representantes do Governo Federal, e reforçou o compromisso das instituições em ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias, reduzindo filas e fortalecendo o atendimento especializado.

O presidente da Casa de Leis, vereador Epaminondas Neto, o Papy, e o presidente da Comissão Permanente de Saúde, vereador Dr. Victor Rocha, representaram o Legislativo municipal no evento.

O programa já está em execução desde outubro, quando o Ministério da Saúde iniciou os atendimentos especializados em uma das carretas de saúde da mulher. A estrutura móvel integra uma rede de 28 unidades espalhadas pelo país, equipadas para oferecer consultas, exames e biópsias. Em todo o país, a iniciativa prevê 130 mil procedimentos, contemplando regiões com vazios assistenciais.

Ao reforçar o papel do Legislativo, Papy destacou a postura firme da Câmara diante das demandas da população. “Eu estou muito entusiasmado, porque a gente tem na Câmara um grande enfrentamento em resposta à necessidade das pessoas e à grande insatisfação, não só em Campo Grande, mas de modo geral no Brasil, com os aspectos da saúde pública. Mas ao mesmo tempo que fazemos o enfrentamento lá, a gente também soma com as boas ações do Executivo, e por isso a Câmara está presente nesse lançamento”, disse Papy.

Leia Também:  85ª Expogrande: Prefeitura realiza tarde voltada ao desenvolvimento econômico nesta quarta-feira (9)

Dr. Victor Rocha lembrou o desafio histórico enfrentado por Campo Grande, que atende pacientes de toda a macrorregião. “Em momentos onde você tem Campo Grande, que é a macrorregião, que atende quase metade do Estado do Mato Grosso do Sul na saúde pública. Nós chegamos a ter mais de 60, 80, até mais de 100 mil pessoas aguardando consulta especializada, exames e cirurgias. E quando você vê o Governo Federal fazendo uma portaria, uma oferta de cuidados integrados, querendo tirar aquele paciente da fila e resolvê-lo na integralidade do cuidado, isso é algo espetacular”.

A prefeita Adriane Lopes ressaltou o impacto direto do programa no atendimento da Capital. “Nós estamos dando início ao ‘Agora Tem Especialistas’, assinando esse compromisso com o Governo Federal para trabalharmos juntos pelas pessoas na nossa cidade. A saúde hoje precisa de uma solução, de um encaminhamento, e nós estamos dando início a essa trajetória, diminuindo as filas e atendendo mais de 20 mil pacientes com consultas, exames e cirurgias. O ‘Agora Tem Especialistas’ começou em outubro na Capital, mas hoje nós estamos oficializando e dando início a essa tratativa mais robusta, com R$ 13 milhões investidos do Ministério da Saúde e quase R$ 9 milhões investidos da Bancada Federal”, discursou a prefeita Adriane.

Leia Também:  Prefeitura coloca mais de 400 guardas civis nas ruas para reforçar segurança neste fim de ano

A participação da Câmara Municipal reforça a importância da união entre os poderes para enfrentar os gargalos históricos da saúde e garantir respostas mais rápidas à população de Campo Grande.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande MS

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade