Search
Close this search box.

Ronilço Guerreiro destaca a importância do Janeiro Branco: “Cuidar da saúde mental deve ser prioridade”

publicidade

Psicólogo, o vereador Ronilço Guerreiro tem sido convidado para várias palestras neste mês durante ações da campanha Janeiro Branco. O parlamentar tem reforçado a importância de colocar o cuidado com a saúde mental no centro das atenções, aproveitando essa campanha nacional que desde 2014 busca conscientizar a população sobre o cuidado com a saúde emocional e a prevenção ao adoecimento mental.

“Eu costumo dizer que cuidar da saúde mental é um dos grandes desafios da atualidade. Muitas vezes começamos o ano com metas para o corpo, como emagrecer, guardar dinheiro, frequentar academias, mas esquecemos de olhar para nossa saúde emocional. Isso é tão ou mais importante que qualquer outra meta,” destacou o vereador.

Para Ronilço, o caminho para uma vida mentalmente saudável pode estar em atitudes simples: ler um livro, praticar exercícios físicos, ou mesmo demonstrar empatia e solidariedade, participando de grupos e ações. “Infelizmente a pandemia deixou marcas profundas que em muitos casos ainda não foram totalmente curadas, então precisamos ser mais cuidadosos. Muitas pessoas estão sofrendo em silêncio, e devemos respeitar e apoiar quem enfrenta esses desafios. Depressão não é frescura, é dor real,” afirmou.

Leia Também:  Prazo para beneficiários do Bolsa Família fazerem acompanhamento nas unidades de saúde termina dia 15

O vereador também destacou a necessidade de divulgar informações relevantes sobre saúde mental. “Com frequência, vemos as pessoas compartilhando frases motivacionais ou até notícias falsas, mas esquecemos de divulgar campanhas como o Janeiro Branco, que realmente podem ajudar quem precisa. Divulgar essas ações é um ato de solidariedade,” reforçou.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil apresenta uma prevalência significativa de depressão. Estima-se que 5,8% da população brasileira sofre desse transtorno, o que corresponde a aproximadamente 11,7 milhões de pessoas.

“Precisamos normalizar as conversas sobre saúde mental e buscar maneiras de ajudar. A saúde emocional é um tema urgente e deve ser tratado como prioridade por todos nós” concluiu.

Guerreiro também lembra a importância da prevenção. “Se tivermos psicólogos nas escolas, que uma luta minha na Câmara Municipal, poderemos melhorar muito essa taxa de depressão, pois famílias serão acompanhadas de perto. Lembrando que muitas famílias não têm condições de ter um psicólogo particular e na maioria das vezes nem tem ideia de que está sofrendo com a depressão”, comentou.

Leia Também:  "Pé no Bairro": Papy volta ao Rita Vieira e moradores pedem revitalização de praça

Mais informações sobre a campanha Janeiro Branco e como participar ativamente das ações, basta acessar o site oficial www.janeirobranco.com.br.

Assessoria de Imprensa do Vereador

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande MS

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade