Search
Close this search box.

Renda cai e famílias consomem parcela maior da poupança

publicidade

source
Renda de famílias cai, mas consumo aumenta com uso da poupança
Estoa Research

Renda de famílias cai, mas consumo aumenta com uso da poupança

A pandemia fez a renda das famílias despencar, e a solução para pagar todas as contas foi recorrer à poupança. Com o fim das medidas de isolamento social, o consumo voltou a crescer, mas ainda bancado pelas economias guardadas anteriormente.

É o que indica o mais recente relatório Análise do Comportamento de Consumo, elaborado com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

Segundo o estudo, a taxa de poupança das famílias caiu vertiginosamente nos últimos dois anos. Enquanto no segundo trimestre de 2020 havia R$ 393 bilhões em recursos poupados, no primeiro trimestre de 2022 restavam apenas R$ 26 bilhões.

Leia Também:  Preço do Magalu (MGLU3) é reduzido e o papel cai 4% na B3

O consumo mais expressivo teve início em junho do ano passado e segue em alta.

Com o retorno ao trabalho presencial, os gastos com locomoção e transporte aumentaram 60% na comparação entre os três primeiros meses de 2022 e 2021. Nesse mesmo período, a inflação desses serviços foi de 19%. O gasto com combustíveis cresceu cerca de 69%.

Comida, diversão e arte

Os consumidores passaram a gastar 40% mais com alimentação e bebidas. De acordo com o relatório, a inflação do grupo no intervalo analisado foi de 10%.

Depois de tanto tempo em casa, as pessoas estão retomando as atividades relacionadas à cultura, esporte e lazer. As despesas desses itens subiram 74%.

Os gastos em quadras esportivas, por exemplo, tiveram alta de 126% no primeiro trimestre deste ano, frente ao mesmo período de 2021. E as quadras de beach tennis, considerado como “o esporte do momento”, lideram, com um aumento de 330% no valor transacionado e de 355% nas operações.

As academias também têm recuperado alunos, apresentando avanço de 76% no valor transacionado. O gasto com exercício físico, inclusive, já supera os patamares de antes da pandemia em 29%, quando observado o primeiro trimestre de 2019.

O segmento foi especialmente impulsionado pela geração Z, que apesar de ter menor participação no consumo geral (5%), aumentou em 129% a quantidade de transações nesses estabelecimentos. A aposta na forma física também cresceu entre as gerações Y (+71%), Z (+70%) e Babyboomer (+64%).

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade