Sábado, 18 de Setembro de 2021

ECONOMIA
Quarta-feira, 04 de Agosto de 2021, 10h:18

Biomassa

Termelétricas à biomassa já podem ofertar energia extra ao sistema elétrico nacional

Forbes

REUTERS/Paulo Whitaker

A medida visa contribuir com o fornecimento de eletricidade em meio à crise hídrica enfrentada pelo Brasil

As usinas termelétricas à biomassa poderão ofertar geração adicional de energia ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) a partir de hoje (4), em medida que visa contribuir com o fornecimento de eletricidade em meio à crise hídrica enfrentada pelo Brasil, disse a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) ontem (3).Conforme a entidade, as ofertas adicionais poderão ser apresentadas até 2022, já para planejamento dos excedentes de geração da próxima safra, e atendem a portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia em meados de julho.

O gerente de Bioeletricidade da Unica, Zilmar Souza, afirmou em nota que o mecanismo de oferta adicional estabelecido pelo ministério “mais do que ajuda” o SIN (Sistema Interligado Nacional), pois também representa oferta de energia renovável em meio à escassez hídrica.

“A portaria é importante também porque estabelece que essas ofertas adicionais de geração pela biomassa não estarão sujeitas à inadimplência nas liquidações financeiras no Mercado de Curto Prazo”, acrescentou Souza.

Em comunicado à parte publicado também nesta terça, o Ministério de Minas e Energia reiterou que iniciará o processo para recebimento de ofertas provenientes de térmicas sem CVU (Custo Variável Unitário).“Poderão ser ofertados diferentes valores de MWmed para os meses de interesse, contudo, com apenas um preço. Caso o agente queira publicar diferentes preços para cada mês, deverá realizar uma oferta para cada mês”, disse a pasta. “A aprovação das ofertas será feita individualmente, sem interdependência entre elas.” (com Reuters)

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370