Caldeirão Político

Terça-feira, 30 de Março de 2021, 14h:14

Teatro Fora do Eixo segue com lives sobre artes cênicas em Campo Grande

Nesta terça-feira (30), o artista convidado é o diretor de teatro Nill Amaral e, na quinta-feira (1º) será o diretor Nelson Peixoto.

Aline Lira

Há um ano as artes têm seguido suas criações no mundo virtual em razão da pandemia e com o teatro isso não é diferente. Dentro desta realidade é que o projeto Teatro Brasileiro Fora do Eixo segue suas entrevistas, online, para conhecer a trajetória de diretores, atrizes, produtores de Campo Grande.  Nesta terça-feira (30), o diretor Nill Amaral é o convidado do  diretor da Cia Teatro Mundo, Fernando Lopes, para falar sobre um pouco dos seus trabalhos e do cenário cultural da cidade.

thumbnail_NILL AMARAL - ARQUIVO PESSOAL.jpg

Nill Amaral - arquivo pessoal

As entrevistas podem ser acompanhadas no Instagram da cia (@ciateatrodomundo). Teatro Brasileiro Fora do Eixo foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc (LAB) através de edital do Fundo Municipal de Investimento Cultural (FMIC), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur).

Com mais de 25 anos de teatro, Nill Amaral vai contar um pouco da sua trajetória. Ele, que começou sua vivência no teatro a partir de uma oficina, em meados dos anos 90, com a artista Mirian Muniz e que faz da prática e da pesquisa suas principais fontes de criação.

"No começo da minha carreira, comecei a dirigir espetáculos nos lugares mais inusitados. O primeiro foi em uma cadeia, unidade prisional feminina, o segundo inaugurei um subsolo no Teatro Prosa e, depois, fiz um espetáculo na entrada do Teatro Aracy Balabanian", lembra.

Thiago Fotografia

03cd12dc-c6e0-4f62-b40e-a6e7ca844377.jpeg

Fernando Lopes

O objetivo do projeto é tirar o foco das produções teatrais brasileira – Rio de Janeiro e São Paulo – e mostrar as produções regionais, bem como valorizar as produções que raramente são destacadas nas mídias. Entrevistas são transmitidas sempre a partir das 20h30, na página do Instagram @teatrodomundo

Cia Teatro do Mundo

A Cia Teatro do Mundo é um coletivo de artistas, que surge em meio ao caótico ano de 2020 e tem como principal objetivo usar o teatro como ferramenta de pesquisa e trabalho, com o intuito de colaborar por um mundo melhor.

O grupo é formado por Fernando Lopes, Begét de Lucena, Helena Soares e Douglas Moreira e já fez várias apresentações de espetáculos infantis em formato drive in, no estacionamento de um shopping da Capital. Também circulou pelo interior do Estado.

 


Fonte: Jornal do Ônibus

Visite o website: jornaldoonibusms.com.br