Search
Close this search box.

No Dia do Surdo, Câmara mostra os sinais em Libras de cada vereador

publicidade

Cada pessoa pode ter seu nome próprio definido por um sinal em Libras (Língua Brasileira de Sinais) na comunidade surda. Neste Dia do Surdo, a Câmara publicou nas redes sociais (@camaracgms) um vídeo mostrando o sinal de cada um dos 29 vereadores.

Estes sinais estão presentes no dia a dia da Câmara Municipal de Campo Grande. Todas as sessões ordinárias e Audiências Públicas contam com transmissão ao vivo pela TV Câmara, no canal 7.3, e no Youtube da Casa de Leis, as quais contam com acessibilidade em Libras.

Mas, você sabe como é feita essa definição dos sinais? A intérprete de Libras Helga Pereira explica que os sinais precisam ser definidos pelo surdo, que observa as características da pessoa, tanto em relação a aspectos físicos, profissionais ou comportamentais. Esse sinal funciona como um “nome de batismo” visual, criado a partir de características únicas da pessoa — como o jeito de sorrir, o cabelo, uma pinta ou até a forma de se expressar.

Leia Também:  Betinho valoriza segurança pública e homenageia policiais do Choque por ação contra ladrões

“Somente o surdo pode fazer essa definição. É um aspecto cultural da comunidade surda”, esclarece.  Além da servidora Helga Pereira, a Câmara conta ainda com os intérpretes Janaína Saraiva e André Amaral.

Caso não haja essa definição do nome, os intérpretes fazem a datilologia, utilizando o alfabeto manual, que representa um empréstimo linguístico do alfabeto que é utilizado na Língua Portuguesa. No caso dos vereadores, como são citados em todas as sessões e Audiência, essa definição facilita na hora de o surdo já identificar quem está sendo citado, com base no “sinal de batismo” da Libras.

A Casa de Leis também oferece curso voltado aos servidores e à comunidade com ensino básico da Língua, com aulas todas as sextas-feiras, ministradas pelas intérpretes Helga e Janaína. No decorrer deste aprendizado, um grupo de surdos é convidado para essa aula, onde os alunos serão batizados, com base nessa observação.

Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara

Leia Também:  Campo Grande sedia nesta quarta-feira (20) o encontro nacional "Elas Governam"

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande MS

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade