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ALEMS inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro

Mesa Diretora será reconduzida para o comando da ALEMS durante o biênio

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Com o fim do recesso parlamentar em 31 de janeiro, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) retomará os trabalhos na segunda-feira, dia 3 de fevereiro de 2025, quando está marcada a posse do parlamentares integrantes da Mesa Diretora, às 9h, na sala da presidência.

O deputado Gerson Claro (PP) será reconduzido para o cargo de presidente da ALEMS por mais dois anos (2025-2026). O deputado Paulo Corrêa (PSDB) continua como 1º secretário e o deputado Pedro Kemp (PT), o 2º secretário. Também foram reconduzidos aos cargos os deputados Renato Câmara (MDB), 1ª vice-presidente, Zé Teixeira (PSDB), na 2ª vice-presidência, Mara Caseiro (PSDB) como 3ª vice-presidente e Lucas de Lima (Sem partido) como o 3º secretário.

No dia seguinte, terça-feira (4), será realizada a cerimônia de abertura da 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura, às 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia. Um pouco antes, às 8h45, o governador Eduardo Riedel passará em revista à tropa formada pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul na rampa que dá acesso ao Palácio Guaicurus.

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Às 8h50, haverá os hasteamentos das Bandeiras, no pavilhão externo. Às 9h, terá início a Sessão Solene que inaugura os trabalhos de 2025, com apresentação e leitura da mensagem do Governo do Estado, conforme disposto no artigo 89, inciso XI, da Constituição Estadual.

Competências

De acordo com o Regimento Interno da ALEMS, o presidente é “o representante da Assembleia quando ela houver de se enunciar coletivamente, o dirigente dos seus trabalhos e o fiscal da ordem”. O primeiro vice-presidente é o substituto imediato do presidente, enquanto o segundo vice-presidente o substitui e a este o terceiro vice-presidente.

A parte administrativa está dentre as competências da 1ª Secretaria, como autorizar despesas e pagamentos, mandar organizar a folha de pagamento dos subsídios dos deputados e manter livro próprio para registro de ausência dos parlamentares. Já ao 2º secretário, cabe ler e fiscalizar as atas das sessões, anotar as votações nominais e auxiliar o 1º secretário a fazer a correspondência oficial da Assembleia.

Serviço

Aos profissionais de imprensa e assessorias parlamentares de comunicação que farão a cobertura dos eventos, é indispensável a utilização do crachá funcional. Aos jornalistas, o traje é passeio completo, enquanto a equipe técnica deverá trajar uniforme profissional e colete identificado. No plenário Deputado Júlio Maia, não será permitida a entrada de tripés e monopés para câmeras e filmadoras. O acesso alternado de profissionais de imagem será controlado pela Diretoria de Segurança e Polícia Legislativa e Diretoria de Cerimonial.

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Os eventos terão cobertura e transmissão ao vivo dos canais oficiais da ALEMS: Facebook e Youtube, e ainda pela TV e Rádio ALEMS, Portal da ALEMS e Instagram. A TV e a Rádio ALEMS também terão cobertura com sinal aberto, respectivamente, no canal 7.2 e na FM 105.5. A Secretaria de Comunicação Institucional disponibilizará fotos e imagens do evento para toda a imprensa e assessorias.

Autoridades podem confrimar presença à solenidade do dia 4 com a Diretoria de Cerimonial: 67 3389-6359/99906-3438.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

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