A “guerra” em Mato Grosso do Sul pelas oito vagas da Câmara dos Deputados começa a ganhar seus contornos decisivos, faltando apenas um ano para o dia de o eleitordo comparecer nas sessões e depositar seu voto. Em princípio, o favoritismo seria dos atuais mandatários do cargo, que querem a reeleição, e dos ex-deputados com trajetória consolidada. Porém, esta regra é sempre quebrada pelas surpresas e novidades, como demonstra a pesquisa mais atual sobre a disputa.
Segundo levantamento do Instituto Idop, entre os 10 primeiros pré-candidatos alinhados no ranking de preferências eleitorais, só um não faz parte do bloco que busca a reeleição e nem sequer teve qualquer mandato político no currículo. Ele é Carlos Bernardo, de Ponta Porã, o idealizador e dirigente do curso de Medicina e da Universidade Central do Paraguai (UCP). Empreendedor visionário, sua presença nesta pesquisa renovou o ânimo da população fronteiriça de eleger seu próprio deputado federal.
As pesquisas de intenção de voto agitam o período pré-eleitoral e descrevem o cenário de tendências e possibilidades. Figurar num grupo onde a lógica se restringiria a quem já tem ou teve mandato, significa que as sementes de progresso econômico e social plantados naquela região geram árvores e frutos, especialmente para jovens atraídos pela chance de estudar Medicina e realizar seus sonhos.
A imprensa estadual publicou uma lista de cerca de 40 possíveis candidatos a deputado federal e as suas respectivas pontuações. Assim, formou-se um ranking com os 10 mais citados no patamar mínimo de 1%, o que sinaliza a probabilidade maior de sucesso nas urnas. Carlos Bernardo alcançou 1,31%, encostado em políticos experientes e já com mandato, como Dagoberto Nogueira (1,42%), Geraldo Resende (1,71%) e Beto Pereira (1,96%).
CONSISTÊNCIA – Um dado interessante: nesta pesquisa o representante fronteiriço se mantém entre os 10 primeiros tanto na consulta espontânea quanto na estimulada, um indicador de consistência no alcance eleitoral e também da perspectiva de ampliar sua capilaridade junto aos divernos segmentos sociais. Filiado ao PT, Carlos Bernardo desfruta de amizade e do apoio de lideranças loasie nacionais expressivas, entre elas o presidente Lula, o deputado estadual e ex-governador Zeca do PT e o deputado federal Vander Loubet.
A pesquisa Idope ouviu 3.655 pessoas (homens e mulheres) acima dos 16 anos (eleitoras) entre 20 e 30 de setembro passado. A margem de erro estimada é de 2%, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%. Os 25 municípios no universo de consultas são: Campo Grande, Corumbá, Ladário, Anastácio, Aquidauana, Miranda, Coxim, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Costa Rica, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Bataguassu, Maracaju, Nova Andradina, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Ponta Porã, Naviraí, Rio Brilhante, Ivinhema e Dourados.


















