O reconhecimento à atuação conjunta em defesa da segurança pública marcou a solenidade alusiva aos 191 anos de criação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), realizada nesta quarta-feira (2). A cerimônia homenageou autoridades civis e militares que contribuíram para o fortalecimento da segurança pública no Estado, entre elas integrantes do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).
Entre os homenageados está o Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Romão Avila Milhan Junior, que recebeu a Medalha do Mérito. A honraria é destinada a autoridades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
A solenidade também homenageou outros integrantes do MPMS, em reconhecimento à atuação institucional e à parceria mantida entre o Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça, e a Polícia Militar na promoção da segurança pública e na defesa dos interesses da sociedade sul-mato-grossense.
As condecorações são previstas em regulamentação específica da PMMS e concedidas por ato do Governador do Estado, mediante proposta do Comandante-Geral da Polícia Militar, após deliberação da Comissão de Assessoramento de Medalhas da corporação.
A homenagem reforça a importância da atuação integrada entre as instituições que compõem o sistema de segurança pública e Justiça, especialmente em ações voltadas à prevenção e à promoção de um ambiente mais seguro para a sociedade.
A parceria entre o MPMS e a PMMS se concretiza no trabalho desenvolvido diariamente pelas Promotorias de Justiça em conjunto com os policiais militares, contribuindo para a proteção da sociedade e para o fortalecimento das políticas públicas de segurança em Mato Grosso do Sul.
Homenageados do MPMS que receberam as medalhas:
Medalha do Mérito – Autoridades Civis e Militares de Outras Forças
-
Romão Avila Milhan Junior – Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul;
-
Alexandre Rosa Luz – Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Rio Brilhante;
-
Felipe Blos Orsi – Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito;
-
Marcos André Sant’Ana Cardoso – Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Coxim;
-
Rosalina Cruz Cavagnoll – Promotora de Justiça da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados.
Medalha Insígnia do Mérito – Autoridades Civis e Militares de Outras Forças
-
Élcio Félix D’Angelo – Promotor de Justiça da 64ª Promotoria de Justiça de Campo Grande;
-
Laura Alves Lagrota – Promotora de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Jardim;
-
Marcos Alex Vera de Oliveira – Promotor de Justiça e Assessor Especial do PGJ
Texto: Alessandra Frazão
Foto: Decom / MPMS
Revisão: Fabrício Judson
Fonte: Ministério Publico MS

















