Romper ciclos de violência, aprimorar o atendimento às vítimas, identificar e gerenciar riscos, e fortalecer a atuação integrada das instituições de segurança pública. Com esse propósito, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou, nesta quarta-feira (2), a etapa estadual do Dia C de Capacitação, uma mobilização nacional voltada à qualificação de profissionais que atuam na prevenção e no enfrentamento da violência contra mulheres e meninas. A iniciativa ocorreu simultaneamente nas 27 capitais brasileiras e em 79 municípios do interior do país.
Realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, o encontro reuniu representantes do MPMS, das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Científica, das Forças Armadas, da Guarda Civil Metropolitana, do Poder Judiciário e de demais órgãos que integram a rede de proteção.
A ação teve como foco preparar os profissionais para uma atuação baseada na perspectiva de gênero, no acolhimento humanizado e na avaliação de risco, aprimorando a capacidade de identificação de situações de violência e ampliando a proteção oferecida às vítimas. A proposta busca substituir práticas marcadas por preconceitos e julgamentos por uma atuação técnica, integrada e voltada à preservação de direitos e vidas.
Durante a abertura, a Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, destacou que a capacitação concretiza uma das diretrizes da Lei Maria da Penha ao promover a integração entre as instituições responsáveis pela proteção das mulheres. Já a Coordenadora do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (NoJúri), Promotora de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani, reforçou a importância de compreender a complexidade da violência doméstica e familiar, especialmente no momento do primeiro atendimento.
Ao longo da programação, os participantes debateram temas como atuação com perspectiva de gênero, violência institucional, acolhimento sem revitimização, escuta qualificada, violência psicológica, medidas protetivas e avaliação de risco. As atividades buscaram oferecer ferramentas práticas para que os profissionais possam reconhecer sinais de vulnerabilidade, compreender os contextos de violência e adotar respostas mais eficazes diante de cada situação.
Outro ponto enfatizado durante a capacitação foi a necessidade de uma atuação articulada entre os diversos órgãos da rede de proteção. A integração entre segurança pública, sistema de Justiça, assistência social, saúde e demais instituições é considerada fundamental para garantir respostas mais rápidas, ampliar a confiança das vítimas nos serviços públicos e evitar a revitimização.
Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Ministério das Mulheres, o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid) e os Ministérios Públicos estaduais, o Dia C de Capacitação já reuniu milhares de participantes em todo o país. A iniciativa busca fortalecer uma cultura de acolhimento, escuta qualificada e atuação integrada, demonstrando que cada atendimento pode representar uma oportunidade de interromper ciclos de violência, ampliar a proteção e preservar vidas.
A mesa de abertura também contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Romão Avila Milhan Junior, e do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.
Também participaram da programação a Coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), Promotora de Justiça Renata Goya; a Coordenadora do Núcleo Criminal (Nucrim), Promotora de Justiça Lenize Martins Lunardi Pedreira; a Subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul, Manuela Nicodemos Bailosa; a Promotora de Justiça Fernanda Rottili Dias; a Tenente Laryssa Dias Campos Matias de Melo; a Coordenadora do Programa Mulher Segura (Promuse), Tenente-Coronel Letícia Raquel Lopes Ramos; e a Inspetora e Comandante da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Nelis Vieira Ribeiro.
Texto: Letícia Ferreira e Karla Tatiane
Foto: Decom / MPMS
Fonte: Ministério Publico MS

















